Avaliação integrada de Português e Matemática

Avaliação integrada de Português e Matemática

Indicação de uso:

  • Excelente para início do ano letivo como avaliação diagnóstica;
  • Pode ser reaplicada como avaliação de verificação ou comparativa (antes e depois);
  • Acompanha produção textual e itens que ajudam a identificar o perfil de escrita da turma com clareza

O que a prova explora – Língua Portuguesa

1. Escrita do alfabeto (imprensa maiúscula e minúscula):Avalia o conhecimento das letras, a familiaridade com sua ordem e o domínio da escrita legível.

2. Escrita de palavras a partir de figuras (vocabulário visual):Palavras comumente presentes no cotidiano escolar e infantil. Essa parte investiga:

  • Consciência fonológica;
  • Formação de sílabas;

Escrita convencional versus escrita silábica ou silábico-alfabética.

3. Ditado com foco em dificuldades ortográficas específicas: As palavras ditadas foram escolhidas para avaliar:

  • Uso de sílabas com S final: as, es, is, os, us;
  • Sílabas nasais: an, en, in, on, un;
  • Encontros consonantais com R e L: br, pr, tr, dr, cr, fr, gr / bl, cl, fl, gl, pl, vl;
  • Uso do “ão” no final das palavras.

Esse ditado permite mapear trocas sonoras, inversões e escritas não convencionais.

4. Leitura e interpretação de texto curto:

Avalia compreensão literal e inferência básica a partir de uma situação do cotidiano escolar. Com questões de múltipla escolha, o foco está na habilidade de localizar informações e interpretar enunciados simples.

5. Produção de frases com ampliação de ideias (Laboratório das Frases Brilhantes):

Atividade que propõe ao aluno transformar frases simples e “apagadas” em frases ricas e descritivas, estimulando a criatividade, o vocabulário e a organização textual.

6. Produção textual com base em imagem:

Estimula a produção de uma frase criativa a partir da observação de uma cena. Avalia coesão, coerência e uso funcional da linguagem.

7. Escrita de bilhete:

Atividade com contexto lúdico (a fada e a varinha) que explora:

  • Gênero textual bilhete;
  • Organização de ideias com começo, meio e fim;
  • Uso de pontuação e despedida;

O que a prova explora – Matemática

A parte matemática foca em conteúdos fundamentais e básicos, priorizando a compreensão do sistema de numeração e cálculo. Todos os itens estão dentro da expectativa para o 2º e 3º ano, com espaço para observar se os alunos precisam de reforço na base.

1. Valor posicional com material dourado (centena, dezena e unidade):

Exploração visual do valor posicional e associação com números representados por blocos.

2. Ditado de números com registro posicional:

Os alunos ouvem os números e devem registrá-los corretamente, fixando leitura e escrita numérica.

3. Formação do maior e menor número com três algarismos:

Estimula o raciocínio lógico e a organização crescente dos números formados.

4. Antecessor e sucessor:

Refina a sequência numérica e a noção de vizinhança entre os números.

5. Cálculo mental com operações simples:

Soma, subtração e multiplicação com números pequenos — base para o raciocínio rápido e automatização dos fatos básicos.

6. Adição com reagrupamento:

As questões exigem atenção ao reagrupamento, mas não exploram subtração. O foco é garantir que o aluno compreenda o processo da soma em diferentes contextos (a subtração aqui será abordada em um outro momento).

 

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