Indicação de uso:
O que a prova explora – Língua Portuguesa
1. Escrita do alfabeto (imprensa maiúscula e minúscula):Avalia o conhecimento das letras, a familiaridade com sua ordem e o domínio da escrita legível.
2. Escrita de palavras a partir de figuras (vocabulário visual):Palavras comumente presentes no cotidiano escolar e infantil. Essa parte investiga:
Escrita convencional versus escrita silábica ou silábico-alfabética.
3. Ditado com foco em dificuldades ortográficas específicas: As palavras ditadas foram escolhidas para avaliar:
Esse ditado permite mapear trocas sonoras, inversões e escritas não convencionais.
4. Leitura e interpretação de texto curto:
Avalia compreensão literal e inferência básica a partir de uma situação do cotidiano escolar. Com questões de múltipla escolha, o foco está na habilidade de localizar informações e interpretar enunciados simples.
5. Produção de frases com ampliação de ideias (Laboratório das Frases Brilhantes):
Atividade que propõe ao aluno transformar frases simples e “apagadas” em frases ricas e descritivas, estimulando a criatividade, o vocabulário e a organização textual.
6. Produção textual com base em imagem:
Estimula a produção de uma frase criativa a partir da observação de uma cena. Avalia coesão, coerência e uso funcional da linguagem.
7. Escrita de bilhete:
Atividade com contexto lúdico (a fada e a varinha) que explora:
O que a prova explora – Matemática
A parte matemática foca em conteúdos fundamentais e básicos, priorizando a compreensão do sistema de numeração e cálculo. Todos os itens estão dentro da expectativa para o 2º e 3º ano, com espaço para observar se os alunos precisam de reforço na base.
1. Valor posicional com material dourado (centena, dezena e unidade):
Exploração visual do valor posicional e associação com números representados por blocos.
2. Ditado de números com registro posicional:
Os alunos ouvem os números e devem registrá-los corretamente, fixando leitura e escrita numérica.
3. Formação do maior e menor número com três algarismos:
Estimula o raciocínio lógico e a organização crescente dos números formados.
4. Antecessor e sucessor:
Refina a sequência numérica e a noção de vizinhança entre os números.
5. Cálculo mental com operações simples:
Soma, subtração e multiplicação com números pequenos — base para o raciocínio rápido e automatização dos fatos básicos.
6. Adição com reagrupamento:
As questões exigem atenção ao reagrupamento, mas não exploram subtração. O foco é garantir que o aluno compreenda o processo da soma em diferentes contextos (a subtração aqui será abordada em um outro momento).
R$ 5,00